Pular para o conteúdo principal

MARTIM-PESCADOR, ave



O martim-pescador é uma ave que em geral tem penas de cores vivas e que pesca para se alimentar. Existem aproximadamente noventa espécies de martim-pescador em todo o mundo. A maioria vive em regiões quentes, à beira de rios e lagos.

Ele tem corpo robusto e mede entre 10 e 46 centímetros. Sua plumagem apresenta diversas cores. Muitos têm penas azuis nas costas e avermelhadas ou brancas na barriga e alguns possuem um penacho no topo da cabeça. A cauda curta do martim-pescador permite-lhe virar-se com facilidade quando está submerso e seu bico em forma de punhal ajuda-o a capturar peixes, insetos e outros alimentos, espetando-os.

Para pescar, ele mergulha na água num movimento rápido. E, quando caça em terra, vai à procura de lagartos e insetos. Outra característica dos martins-pescadores é o fato de perseguirem e atacarem uns aos outros em pleno ar.

Os martins-pescadores costumam ficar sozinhos até a época de acasalamento, quando formam casais para construir os ninhos. Estes são feitos em buracos de árvores ou em túneis que eles mesmos cavam em barrancos. Quando os filhotes nascem, são criados por ambos os pais. Quando ficam suficientemente independentes, os pais vão embora, cada um para o seu lado. O martim-pescador pode viver até vinte anos.

fonte: In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A flor-do-paraíso, esta árvore é também conhecida como pau-rosa ou flamboyant

Esta árvore é conhecida por muitos nomes, como pau-rosa ou flamboyant, mas achamos flor-do-paraíso mais apropriado neste caso. Ela é nativa de Madagascar, mas esta que está na foto está no Brasil. Discovery|Crédito da imagem: Thinkstock

PEITO-CELESTE - pássaro conhecido por catuíti ou simplesmente tuítuí derivado do seu canto.

Peitos-celestes em Gorongosa, Moçambique O peito-celeste (Uraeginthus angolensis) é uma ave da família Estrildidae comum na África Central e Austral. Em Angola é também conhecido por catuíti ou simplesmente tuítuí derivado do seu canto. É um pássaro gregário, vive em pequenos bandos, mas é muitas vezes visto a voar em bandos de milhares. (Wikipédia)

BEIJA-FLOR - agéis e inquietos, aves do continente americano, no seu voo reflete as cores do arco-íris, rapidez descomunal, maravilha capacidade de pairar no ar!

O beija-flor , também conhecido como colibri, cuitelo, chupa-flor, pica-flor, chupa-mel, binga, guanambi, guinumbi, guainumbi, guanumbi e mainoĩ, é uma ave da família Trochilidae, composta por 108 gêneros e 322 espécies conhecidas. fonte: Wikipédia Alimentação Apesar de pequenos são ágeis e inquietos, podendo bater as asas até 70 vezes por segundo. Tal velocidade os garante a habilidade de ficarem parados no ar em pleno voo. Para manter tal velocidade, gasta muita energia, por isso alimentam-se cerca de 15 vezes por hora! Reprodução Na época de reprodução as fêmeas passam trabalhando, pois sozinhas elas montam o ninho, chocam e cuidam dos filhotes. Por sorte das fêmeas colocam apenas 2 ovos por vez. Os filhotes tornam-se rapidamente independentes. Em média com 4 semanas o filhote está pronto para partir do ninho. Alguns filhotes recém chegados ao mundo costumam confundir qualquer coisa colorida com alimento (flores), assim aproximando-se de qualquer