Pular para o conteúdo principal

HORTÊNCIAS, a flor "bebedoura de água"







#PreciosaNatureza

Admiradas por sua generosa floração, as hortências também são popularmente conhecidas como rosa-do-japão e hidrângea. O nome científico Hydrangea macrophylla significa “bebedoura de água”. Já o nome hortênsia foi uma homenagem a uma dama francesa do século XVIII, Hortense Lepante, que era mulher de um amigo do naturalista Philibert Commerson, responsável pela introdução da planta na Europa.

As hortências são originárias da Ásia, mais especificamente China e Japão e espalhou-se pelo mundo como planta ornamental em meados do século XIX. Existem mais de 600 variedades diferentes.

É um arbusto de ciclo de vida perene que pode chegar a 1,5 m de altura. As folhas deste arbusto são grandes, ovaladas, de cor verde-clara, firmes e com bordas dentadas. No outono as folhas caem.

No Brasil a floração ocorre na primavera/verão. As inflorescências agrupam-se formando buquês bem arredondados, contendo grande número de flores que podem ter uma coloração que varia entre violeta, azul, lilás, rosa, vermelho e branco. A hortência se dá muito bem em climas mais amenos, tendo melhor floração em lugares frios.

Em Gramado, no Rio Grande Sul, as hortências adornam jardins e até estradas

Na verdade a hortência é mais uma planta cujas flores não são o que parecem. Aquela espécie de “bolinha” que há no centro é que é a flor. As falsas pétalas coloridas na verdade são folhas modificadas. Por esta razão, conforme o buquê começa a formar-se as flores ainda são verdes, amadurecendo lentamente até adquirir a cor final.

parte do texto de: Le Jardin Paisagismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A flor-do-paraíso, esta árvore é também conhecida como pau-rosa ou flamboyant

Esta árvore é conhecida por muitos nomes, como pau-rosa ou flamboyant, mas achamos flor-do-paraíso mais apropriado neste caso. Ela é nativa de Madagascar, mas esta que está na foto está no Brasil. Discovery|Crédito da imagem: Thinkstock

PEITO-CELESTE - pássaro conhecido por catuíti ou simplesmente tuítuí derivado do seu canto.

Peitos-celestes em Gorongosa, Moçambique O peito-celeste (Uraeginthus angolensis) é uma ave da família Estrildidae comum na África Central e Austral. Em Angola é também conhecido por catuíti ou simplesmente tuítuí derivado do seu canto. É um pássaro gregário, vive em pequenos bandos, mas é muitas vezes visto a voar em bandos de milhares. (Wikipédia)

BEIJA-FLOR - agéis e inquietos, aves do continente americano, no seu voo reflete as cores do arco-íris, rapidez descomunal, maravilha capacidade de pairar no ar!

O beija-flor , também conhecido como colibri, cuitelo, chupa-flor, pica-flor, chupa-mel, binga, guanambi, guinumbi, guainumbi, guanumbi e mainoĩ, é uma ave da família Trochilidae, composta por 108 gêneros e 322 espécies conhecidas. fonte: Wikipédia Alimentação Apesar de pequenos são ágeis e inquietos, podendo bater as asas até 70 vezes por segundo. Tal velocidade os garante a habilidade de ficarem parados no ar em pleno voo. Para manter tal velocidade, gasta muita energia, por isso alimentam-se cerca de 15 vezes por hora! Reprodução Na época de reprodução as fêmeas passam trabalhando, pois sozinhas elas montam o ninho, chocam e cuidam dos filhotes. Por sorte das fêmeas colocam apenas 2 ovos por vez. Os filhotes tornam-se rapidamente independentes. Em média com 4 semanas o filhote está pronto para partir do ninho. Alguns filhotes recém chegados ao mundo costumam confundir qualquer coisa colorida com alimento (flores), assim aproximando-se de qualquer