Pular para o conteúdo principal

Os beija-flores, também são chamados de colibri 🌻


Os beija-flores, também chamados de colibri, são aves estudadas por ornitólogos, pertencem à família Trochilidae, já foram descritas aproximadamente 330 espécies. Estas aves podem ser encontradas desde o Alasca até a Terra do Fogo, porém predominam próximo a linha do Equador, são aves exclusivas do continente americano e mais da metade de seus exemplares no Brasil.




As características básicas destes animais são: o bico fino, longo e tubular, língua extensível e bifurcada, seu pequeno tamanho, seu leve peso, na maioria das vezes com sua plumagem iridescente (cores vibrantes), suas asas fortes que lhe permitem plainar no ar e seu grande coração. O coração dos beija-flores representa entorno de 20% do peso de seu corpo, a explicação para tal é a necessidade na eficácia da circulação sanguínea que leva oxigênio para as células e permite a liberação da glicose para ser gasto na forma de ATP, assim como é imprescindível à eficiência no processo respiratório para que ambos permitam o voo do animal, pois este pode chegar a bater as asas 200 vezes por segundo (beija-flores menores).





a única ave que consegue realizar o voo para trás, podendo ainda realizar voos para cima, para baixo, reto e para os lados, além de parar no ar e permanecer pelo tempo que desejar. Pesquisas realizadas e publicadas no The Journal of Experimental Biology em conjunto com pesquisadores dos EUA, Panamá e Alemanha relataram que o voo para trás nos beija-flores são tão naturais e fáceis de serem realizados quanto o voo para frente.


A alimentação destes animais consiste basicamente em pequenos invertebrados (insetos, como aranhas, formigas, moscas) e o néctar das flores. Podem realizar grandes migrações em épocas de escassez de alimento, podendo viajar por mais de 100 km. Durante a muda, aumentam o consumo de invertebrados, pois o consumo de proteínas é importante na fabricação de novas penas com cores vibrantes. A interação entre os beija-flores e as plantas originou diversas especializações para ambos os organismos, de modo que alguns estudos associam correspondência entre a morfologia de estruturas florais com a morfologia destas aves. Os agentes polinizadores são extremamente importantes para a reprodução das plantasque necessitam destes animais na dispersão e captura do pólen.

Fonte: infoescola/aves/beija flor












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A flor-do-paraíso, esta árvore é também conhecida como pau-rosa ou flamboyant

Esta árvore é conhecida por muitos nomes, como pau-rosa ou flamboyant, mas achamos flor-do-paraíso mais apropriado neste caso. Ela é nativa de Madagascar, mas esta que está na foto está no Brasil. Discovery|Crédito da imagem: Thinkstock

PEITO-CELESTE - pássaro conhecido por catuíti ou simplesmente tuítuí derivado do seu canto.

Peitos-celestes em Gorongosa, Moçambique O peito-celeste (Uraeginthus angolensis) é uma ave da família Estrildidae comum na África Central e Austral. Em Angola é também conhecido por catuíti ou simplesmente tuítuí derivado do seu canto. É um pássaro gregário, vive em pequenos bandos, mas é muitas vezes visto a voar em bandos de milhares. (Wikipédia)

BEIJA-FLOR - agéis e inquietos, aves do continente americano, no seu voo reflete as cores do arco-íris, rapidez descomunal, maravilha capacidade de pairar no ar!

O beija-flor , também conhecido como colibri, cuitelo, chupa-flor, pica-flor, chupa-mel, binga, guanambi, guinumbi, guainumbi, guanumbi e mainoĩ, é uma ave da família Trochilidae, composta por 108 gêneros e 322 espécies conhecidas. fonte: Wikipédia Alimentação Apesar de pequenos são ágeis e inquietos, podendo bater as asas até 70 vezes por segundo. Tal velocidade os garante a habilidade de ficarem parados no ar em pleno voo. Para manter tal velocidade, gasta muita energia, por isso alimentam-se cerca de 15 vezes por hora! Reprodução Na época de reprodução as fêmeas passam trabalhando, pois sozinhas elas montam o ninho, chocam e cuidam dos filhotes. Por sorte das fêmeas colocam apenas 2 ovos por vez. Os filhotes tornam-se rapidamente independentes. Em média com 4 semanas o filhote está pronto para partir do ninho. Alguns filhotes recém chegados ao mundo costumam confundir qualquer coisa colorida com alimento (flores), assim aproximando-se de qualquer