Pular para o conteúdo principal

Jade-vermelha, linda trepadeira, de florescimento espetacular!!!






A jade-vermelha é uma trepadeira escandente, tropical, vigorosa e de florescimento espetacular. Seu caule é volúvel, ramificado e inicialmente herbáceo, mas gradativamente lignifica, de acordo com a necessidade de suportar a planta. As folhas são trifoliadas, alternas, com folíolos elípticos a ovalados, acuminados, coriáceos e de cor verde brilhante. As inflorescências surgem na primavera e são do tipo rácemo, pendentes, longas e muito vistosas. Elas podem alcançar até um metro de comprimento, com flores que vão se abrindo sucessivamente da base até a ponta. Elas são de cor vermelha brilhante e seu formato lembra o bico de um pássaro. No verão surgem as vagens, pilosas, deiscentes, contendo curiosas sementes que lembram um pequeno hamburguer.

Esta é uma trepadeira muito especial, ainda rara em cultivo, mas que chama muita a atenção durante sua floração. Mesmo sem flores é bastante ornamental, pois a folhagem é densa, vistosa além de produzir uma sombra fresca. Após bem estabelecida, torna-se uma espécie muito rústica. Não precisa de tutoramento e exige pouca manutenção, que consiste em podas para controlar o crescimento. Ideal para valorizar pérgolas, gazebos e caramanchões robustos e grandes, que possam ser apreciados de baixo. Também pode ser plantada ao pé de alguma árvore. De preferência não plantar em vasos, visto que para desenvolver todo seu vigor e beleza, a jade-vermelha, precisa de espaço. Ainda é atrativa para borboletas.


Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia alta umidade do ar e o calor tropicais. Não tolera o frio invernal ou geadas. Multiplica-se por sementes, que devem ser escarificadas antes do plantio, e também por estaquia e alporquia dos ramos. A germinação ocorre em 30 a 60 dias após a semeadura.

Fonte "jardineiro.net"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A flor-do-paraíso, esta árvore é também conhecida como pau-rosa ou flamboyant

Esta árvore é conhecida por muitos nomes, como pau-rosa ou flamboyant, mas achamos flor-do-paraíso mais apropriado neste caso. Ela é nativa de Madagascar, mas esta que está na foto está no Brasil. Discovery|Crédito da imagem: Thinkstock

PEITO-CELESTE - pássaro conhecido por catuíti ou simplesmente tuítuí derivado do seu canto.

Peitos-celestes em Gorongosa, Moçambique O peito-celeste (Uraeginthus angolensis) é uma ave da família Estrildidae comum na África Central e Austral. Em Angola é também conhecido por catuíti ou simplesmente tuítuí derivado do seu canto. É um pássaro gregário, vive em pequenos bandos, mas é muitas vezes visto a voar em bandos de milhares. (Wikipédia)

BEIJA-FLOR - agéis e inquietos, aves do continente americano, no seu voo reflete as cores do arco-íris, rapidez descomunal, maravilha capacidade de pairar no ar!

O beija-flor , também conhecido como colibri, cuitelo, chupa-flor, pica-flor, chupa-mel, binga, guanambi, guinumbi, guainumbi, guanumbi e mainoĩ, é uma ave da família Trochilidae, composta por 108 gêneros e 322 espécies conhecidas. fonte: Wikipédia Alimentação Apesar de pequenos são ágeis e inquietos, podendo bater as asas até 70 vezes por segundo. Tal velocidade os garante a habilidade de ficarem parados no ar em pleno voo. Para manter tal velocidade, gasta muita energia, por isso alimentam-se cerca de 15 vezes por hora! Reprodução Na época de reprodução as fêmeas passam trabalhando, pois sozinhas elas montam o ninho, chocam e cuidam dos filhotes. Por sorte das fêmeas colocam apenas 2 ovos por vez. Os filhotes tornam-se rapidamente independentes. Em média com 4 semanas o filhote está pronto para partir do ninho. Alguns filhotes recém chegados ao mundo costumam confundir qualquer coisa colorida com alimento (flores), assim aproximando-se de qualquer